March 08, 2018 at 11:04AM

Hoje, Dia Internacional da Mulher, é também aniversário da *primeira* Revolução Russa de 1917, a *liberal*, de “fevereiro” (março no calendário gregoriano). Não é uma coincidência.

A primeira comemoração de um dia da mulher foi feita pelo Partido Socialista dos EUA em fevereiro de 1909. Depois houve manifestações em várias outras datas antes de chegar-se a uma concordância a respeito do dia. Em 1914, houve marchas na Inglaterra e na Alemanha em 8 de março.

O Dia Internacional da Mulher não é uma espécie de prêmio de consolação dado pelos opressores às oprimidas. Ele foi criado por *mulheres* no contexto de sua luta por emancipação, direito a voto, fim da discriminação sexual no trabalho etc. — há mais de cem anos, no que se convencionou chamar “primeira onda” do feminismo.

Em 8 de março de 1917, em Petrogrado, capital da Rússia, a celebração do Dia Internacional da Mulher se transformou em protesto político, depois em revolta e finalmente na revolução que derrubaria o czar. A revolução tinha cunho democrático, mas as forças que a realizaram eram múltiplas, contraditórias, não conseguiram chegar a um acordo e não fizeram o mais importante: retirar a Rússia da primeira guerra mundial.

Oito meses depois, os bolcheviques chefiados por Lenin dariam o golpe de estado que ficaria conhecido como “a Grande Revolução Socialista de Outubro”.

A esquerda sempre esteve ao lado das mulheres na luta por seus direitos, e não surpreende que a Rússia de Lenin tenha sido o primeiro país a reconhecer oficialmente o 8 de março como feriado oficial.

Todos os regimes socialistas que se instauraram depois fizeram o mesmo, e todos, especialmente na Ásia (onde, em muitos lugares, as mulheres nem sequer tinham nome), melhoraram radicalmente as condições de vida das mulheres, pelo menos a princípio. Isso muito antes da revolução sexual que nos daria a “segunda onda” do feminismo, nos anos 1960.

O mundo não é um lugar arrumadinho.

(Publiquei uma versão do texto acima há exatamente um ano. Acho que vou publicá-lo todo ano.)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s